Selvíria avança e está entre as 10 melhores do MS no Ranking Previne Brasil de Atenção Primária à Saúde

Selvíria continua avançando e acaba de atingir sua melhor colocação desde a implantação do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que avalia a atenção primária à Saúde. O Município saltou da 23ª posição para a 10ª no Mato Grosso do Sul.

As avaliações são quadrimestrais. Entre abril de 2022 e dezembro de 2023ª, a Saúde de Selvíria deu um salto, subindo da nota 1,99 para 9,61 (entre dez possíveis). Com isso, hoje o Município está no “Top 10” no Mato Grosso do Sul.

Mais do que mostrar que a Saúde é uma prioridade para o atual Governo, o resultado garante mais recursos para o Município. Isso porque gera financiamento para a Atenção Primária. Quanto melhor o resultado, mais dinheiro o Município recebe para investir em Saúde. “A saúde sempre foi e continua sendo nossa prioridade. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Mas, o mais importante, mostra que os moradores estão sendo bem atendidos”, disse o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos.

O programa

Criado em novembro de 2019 pelo Ministério da Saúde, o Previne Brasil representa um conjunto de regras para analisar resultados, no intuito de gerar financiamento para Atenção Primária. Ele veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos Municípios para investir nos cuidados básicos em saúde, trabalhando com foco em gestantes, mulheres em idade fértil, crianças, hipertensos e diabéticos. Além disso, esse modelo de financiamento está focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Indicador Sintético Final – ISF, é resultado do cálculo do desempenho da consolidação dos sete indicadores previstos, sendo aferido a cada quatro meses com repercussão financeira para os quatro meses subsequentes. O ISF avalia o desempenho das equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária.

A enfermeira Patrícia Chiochetta, Coordenadora de ESFs, salienta que um fator bastante importante para se obter bons resultados junto ao Programa Previne Brasil consiste no entendimento entre a gestão e os profissionais de saúde, como também a mobilização da população para participar ativamente nos processos relacionados ao cadastramento e demais atendimentos das estratégias da Saúde da Família. “Estamos muito orgulhosos das nossas equipes de Saúde da Família, esse resultado positivo é fruto do trabalho de todos. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nesses tempos de pandemia, nossos atendimentos de saúde básica não foram interrompidos e queremos continuar trabalhando para oferecer à população serviços de saúde cada vez melhores”, explicou a enfermeira.

O secretário de Saúde, Edgar Barbosa dos Santos, disse que o resultado é fruto do trabalho de toda a equipe de Saúde. “Competência, dedicação, trabalho e sobretudo, acreditar. Isso resume esse feito que não é de uma ou duas pessoas, mas sim de uma equipe. Uma equipe que está comprometida com a população, em fazer e dar o seu melhor para atender os anseios das pessoas, para quem trabalhamos. Nos enche de alegria ver o resultado de um trabalho sério, árduo e feito por muitas mãos com um só objetivo que é, repito, o bem-estar e a qualidade de vida dos selvirenses”, afirmou o secretário.