Com ações da SMAS, SMS, SEJUVEL e SEMEC, Prefeitura celebrou o Dia Internacional da Mulher, veja como foram:

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da parceria entre diversas secretarias – Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL) – realizou e realizará uma série de eventos durante todo o mês de março.

Na sexta-feira, 08 de março, foram realizados quatro eventos. Primeiramente, foi oferecido um café da manhã coletivo na SEJUVEL, com orientações sobre atividades físicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e uma palestra com a analista corporal sistêmica, Brendha Quaresma.

 

Em seguida, a SMAS, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), realizou um evento que contou com orientações acerca dos serviços de combate e canais de denúncia aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher no município, seguido por uma palestra com o tema “Mulheres no Mercado de Trabalho: Dos Desafios às Oportunidades”. Após as falas, ocorreram apresentações de atrações culturais e sorteios de brindes, com as convidadas desfrutando de uma mesa de café da manhã repleta de opções.

 

Na mesma manhã, a SEMEC conduziu uma celebração para as mulheres, disponibilizando um totem em frente à Diretoria de Cultura para que a comunidade pudesse expressar mensagens de afeto e carinho, acompanhadas de apresentações musicais feitas pelos professores da equipe da Cultura.

Ainda na sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, em parceria com o Shopping de Três Lagoas, preparou uma ação especial, conduzida pela SMS em conjunto com as equipes do Programa Municipal de IST/Aids e a Clínica da Mulher. Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços do programa, incluindo a realização de testes rápidos de HIV, hepatites B e C, e sífilis. Houve também distribuição de material informativo, autotestes para HIV e exames preventivos oferecidos pela Clínica da Mulher.

 

O sábado, 09 de março, começou com a “Manhã das Mulheres”, uma ação alusiva que reforça os valores femininos. O evento contou com uma aula de zumba especial e gratuita, promovida pela Academia da Saúde da SMS, iniciada às 7h da manhã e liderada pela Professora Laís Dracena.

 

Também no sábado, iniciaram-se os plantões da SMS nas Unidades de Saúde da Família (USFs), com atendimento oferecido para toda a população em alusão ao “Março Lilás”, com ações voltadas especialmente para as mulheres. Durante o mês todo, serão oferecidos os seguintes atendimentos: coleta de preventivo, palestras, avaliação das mamas, testes rápidos, atualização vacinal e consultas médicas.

 

VEJA A AGENDA DO MARÇO LILÁS NO LINK

https://www.treslagoas.ms.gov.br/marco-lilas-usf-interlagos-estara-de-plantao-neste-sabado-09-oferecendo-atendimento-a-populacao/

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias